12 SLcomm | Blog | O MEU PRIMATA
menu

O MEU PRIMATA

Publicado dia 09 de Dezembro de 2022.

Autor: Evandro Lopes.

Quem nunca pediu mais 5 minutos nas cobertas quando o despertador toca?

Desde que me conheço por gente faço isso. Mas o ponto é: você sabe por quê?

Pois é. Eu chamo de meu PRIMATA interior. Um ser maligno que mora dentro de mim e que sempre tenta me influenciar para ficar quieto com um pote de sorvete e controle remoto da TV, só mexendo os músculos da boca e do dedo indicador.

Cientificamente falando, somos seres programados para economizar energia. Nossos antepassados, em função do meio, desenvolveram esse modelo mental e que carregamos até hoje. Só que não.

Já entendemos e aprendemos como reagir. Apesar do subconsciente controlar grande parte de nossas decisões, hoje temos conhecimento das formas de fazer o consciente prevalecer. Eu uso a disciplina como um recurso para criar novos hábitos.

Disciplina é quase uma coisa obsessiva e que devemos ter para vencer tudo que temos gravados em nossa mente para, assim, redefinir os hábitos. Sempre fui muito disciplinado. Minha avó falava que eu tinha mania e sempre brigava comigo gritando “que mania besta é essa, menino?”. Hoje entendo que foi esta “mania besta” que me trouxe até aqui e a ciência comprovou que ela forma novos hábitos na nossa mente, superando a “formatação padrão”.

Sinceridade? Não conheço outra forma de fazer a coisa se não for brigando com meu “primata” e jogando o travesseiro no chão.

Sempre uso um gatilho mental muito forte: “Evandro, não pense”. Isso me ajuda a calar o primata e levantar todos os dias às 4 horas para começar o dia cuidando do meu filho, meditando, estudando e treinando.

Dedico as 4 primeiras horas do meu dia para mim. Entre às 4 e 8 da manhã, salvo necessidades específicas e demandas de agenda (que evito ao máximo), estou dedicado à minha mente, corpo e alma. É o meu momento comigo organizando o meu armário mental e colocando conteúdo para dentro dele. Momento religioso que acontece 7 dias por semana.

Há sete anos desenvolvi esse hábito e hoje sou 32 quilos mais magro, 90 livros mais informado e com 7 medicamentos a menos na minha dieta diária.

Tenho o objetivo de chegar aos 106 anos para poder conhecer meus bisnetos. Objetivo ousado, mas que tenho certeza que atingirei.

Agora só preciso combinar com meus filhos os tempos deles. Mas como sempre digo, preciso primeiro fazer a minha parte.

Sem segredos. Apenas atitudes.

Descubra novas possibilidades