Avon: a marca que encantou o coração dos brasileiros
Publicado dia 22 de Abril de 2024.
Autor: .
Hoje falaremos de uma grande marca, que muitos brasileiros ainda não sabem, mas que foi oficialmente fundada em 1886, nos Estados Unidos.
Pois é, você sabia que a Avon NÃO é uma marca brasileira? A confusão é compreensível, até porque a marca tem uma presença forte e duradoura no país, atuando desde 1958.
Mas que foi oficialmente fundada em Manhattan (Nova York), por David H. McConnell.
David era um vendedor ambulante de livros, que percebeu que muitas de suas clientes tinham mais interesse em ganhar o perfume que vinha de brinde, em vez dos livros que ele vendia.
Essa confusão só destaca a influência significativa que a marca tem com seus clientes, desde início e ao longo dos anos.
Além disso, no início de sua fundação, a Avon era, na verdade, a “California Perfume Company”, sendo chamada pelo seu nome atual apenas em meados de 1939, após uma visita do fundador à cidade de nascimento do escritor William Shakespeare, Stratford-upon-Avon, na Inglaterra.
Desde o começo sendo um case de sucesso
A Avon sempre esteve à frente de seu tempo quando falamos de empoderamento feminino. Em uma época em que as mulheres raramente tinham oportunidades de negócios, a Avon oferecia uma maneira para elas ganharem seu próprio dinheiro e alcançarem a independência financeira.
Desde o início, a Avon demonstrou um forte compromisso com as causas femininas. Em 1955, por exemplo, a marca lançou sua campanha contra o Câncer de Mama, um esforço pioneiro na conscientização sobre essa doença, que afeta milhões de mulheres em todo o mundo.
Uma pouquinho da boa e velha publicidade
Quem nunca ouviu falar do slogan: “Ding Dong, Avon Calling”, que se tornou parte da cultura popular da época?
Esse slogan reflete com maestria a estratégia de venda direta da Avon, com representantes vendendo produtos de porta em porta, criando uma conexão pessoal com seus clientes.
O primeiro produto lançado pela Avon, o “Little Dot Perfume Set”, em 1886, marcou o início de uma jornada que transformaria a empresa em uma potência global no mundo da beleza. Mas, ao longo dos anos, a Avon continuou inovando, lançando produtos icônicos e campanhas de marketing memoráveis.
E a história continua…
A Avon tem uma longa jornada de inovação e sucesso no mundo dos negócios, e agora, está dando mais um novo passo.
Recentemente, foram vistas diversas manchetes por todas as mídias, após a marca ser adquirida pela Natura, uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil.
Essa fusão promete trazer novas oportunidades e desafios para ambas as marcas.
Já os consumidores, podem esperar uma combinação de expertise em beleza, compromisso com o empoderamento feminino e uma abordagem ainda mais inovadora para o mercado.
Se tornando assim, uma empresa que não é apenas uma marca de beleza, mas uma força impulsionadora do empoderamento feminino e uma pioneira no mundo dos negócios e da responsabilidade social corporativa.
Sua história é um testemunho do poder da visão, da inovação e do compromisso com causas maiores do que apenas o lucro.
A aquisição pela nova parceira, marca um novo capítulo emocionante nesta jornada, onde ambas as marcas podem continuar a inspirar e capacitar mulheres em todo o mundo.
Obrigado pela leitura!
Evandro Lopes
Categorias: Inspirações
Tags: agencia , blog , conteudo , Marketing , publicidade , SLcomm
Descubra novas possibilidades